Funções Administrativas: Planejamento

Bom dia!
Nossas postagens de hoje terão como tema as Funções de um Administrador que são: o Planejamento, a Organização, a Direção e o Controle. Nessa postagem falaremos mais sobre a importância de planejar. 

De acordo com o que aprendemos em sala o planejamento é a primeira função administrativa que consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. 

Planejar é definir os objetivos e os meios utilizados  para alcança-los e também programar quem executara tais tarefas e o tempo que levará. 

Como por exemplo, quando você quer fazer uma viagem inesquecível com a família ou com os amigos, para que isso aconteça é necessário estabelecer objetivos: para onde você quer ir, quais pontos turísticos quer conhecer e etc, os meios utilizados para alcançar: os seus recursos financeiros, dinheiro guardado, quais meios de transportes serão utilizados para chegar no local desejado... e programardia que sera realizada a viagem, quanto tempo levarão para conhecer os  pontos turísticos e o dia em que a viagem terminará.

 Da mesma forma que o planejamento e importantíssimo para que essa viagem seja um sucesso, é também importante nas organizações. No Brasil, milhares de pequenas empresas fecham e têm como uma das causas a falta de planejamento e com isso vemos a importância do planejamento pois envolve a preparação, a organização e estruturação de objetivos e auxilia nas tomadas de decisões e execução de tarefas.

Existem três níveis distintos dentro do planejamento que estão diretamente ligadas com as tomadas de decisões, os três níveis são:  o planejamento estratégico, o tático e o operacional. Esses níveis são apresentados em forma de piramide,




O planejamento de nível operacional envolve cada tarefa ou atividade

O planejamento de nível tático envolve cada departamento da empresa 

O planejamento de nível estratégico  envolve a empresa como um todo



  conforme nos aproximamos do topo da piramide a importância das tomadas de decisões vão ganhando uma abrangência maior e a necessidade de planejamento se torna cada vez maior. 



Todas as informações foram tiradas dos seguintes sites:
 http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/principais-fatores-causadores-da-mortalidade-precoce-das-micro-e-pequenas-no-brasil/47484/ 

http://www.administradores.com.br/artigos/academico/planejamento/92898/ 

http://ava.furb.br//ava/resources/tela_view.php?ds_diretorio=3482713&nm_arquivo=Funcoes_da_Administracao_Prof._Gustavo_Zimmermann.pdf 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Natura Cosméticos S.A.

Funções Administrativas: Controle