Funções Administrativas: Controle

Dando continuidade as postagens sobre as funções administrativas, nessa postagem falaremos sobre a "ultima" e não menso importante função: o Controle 


        Controle como função administrativa tem como finalidade analisar o trabalho que está sendo desenvolvido comparando o que foi feito ou está sendo feito com o que deveria ser feito ou alcançado, com o objetivo de apontar desvios em relação ao planejado e propor alternativas para superar as dificuldades encontradas.
    A função de controle está intimamente relacionada e comprometida com o processo administrativo: Planejamento, Organização e Direção.

Através  do controle o administrador completa o seu trabalho, fecha círculo das atividades administrativas (CHIAVENATO, 1989; KRON; GRAY 1994). O controle como função administrativa é necessário tanto no inicio como ao final de alguma atividade.


O controle como função administrativa tem como objetivos Corrigir falhas ou erros considerando todas as fases do processo administrativo, ou seja, o planejamento, a organização  e a direção, indicando medidas de correção; Prevenir novas falhas ou erros, sugerindo meios de se evita-los no futuro.


A importância do controle está em assegurar o cumprimento do que foi planejado e o alcance dos objetivos propostos, garantindo-se que as atividades foram realizadas conforme o que foi planejado e de acordo com as ordens transmitidas.

Dente os princípios gerais de Administração CHIAVENATO(1993), cita 4 como sendo aplicadas ao controle:
1)      Principio de Garantia de Objetivo:O controle deve contribuir para o alcance dos objetivos, identificando e localizando as falhas ou distorções existentes nos planos indicando as correções a serem feitas para que se alcancem os objetivos.

2)      Principio da Definição dos Padrões:O controle deve ser baseado em padrões objetivos, ou seja, de desempenho e de qualidade, objetivamente colocados e precisamente estabelecidos.

3)      Princípio da Exceção:O administrador deve preocupar-se mais com as coisas que andam mal, ou seja, os desvios importantes do que com as situações normais, concentrando os esforços de controle para os desvios e as exceções.

4)      Princípio da Ação:O principio deve indicar providencias para a correção dos desvios identificados, sendo que ele só se justifica quando proporciona esse tipo de ação para as falhas apontadas.

Está diretamente ligado ao planejamento, nesta função devem ser avaliados os progressos da empresa em seus objetivos e feitas as devidas correções (ação corretiva)para garantir que os resultados sejam satisfatórios, os principais pontos da função de controle são:
1.       Necessário para medir e avaliar o desempenho organizacional.
2.       Dinâmico e contínuo.
3.       Engloba todas as vertentes da organização.



Todas as informações foram retiradas dos seguintes sites:



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