Funções Administrativas: Controle
Dando continuidade as postagens sobre as funções administrativas, nessa postagem falaremos sobre a "ultima" e não menso importante função: o Controle
Controle como função administrativa
tem como finalidade analisar o trabalho que está sendo desenvolvido comparando
o que foi feito ou está sendo feito com o que deveria ser feito ou alcançado,
com o objetivo de apontar desvios em relação ao planejado e propor alternativas
para superar as dificuldades encontradas.
A função de controle está intimamente
relacionada e comprometida com o processo administrativo: Planejamento,
Organização e Direção.
Através
do controle o administrador completa o seu trabalho, fecha círculo das
atividades administrativas (CHIAVENATO, 1989; KRON; GRAY 1994). O controle como
função administrativa é necessário tanto no inicio como ao final de alguma
atividade.
O controle como função administrativa
tem como objetivos: Corrigir falhas ou erros considerando todas as
fases do processo administrativo, ou seja, o planejamento, a organização e a direção, indicando medidas de correção; Prevenir novas falhas ou erros, sugerindo meios
de se evita-los no futuro.
A importância do controle está em
assegurar o cumprimento do que foi planejado e o alcance dos objetivos
propostos, garantindo-se que as atividades foram realizadas conforme o que foi
planejado e de acordo com as ordens transmitidas.
Dente os princípios gerais de
Administração CHIAVENATO(1993), cita 4 como sendo aplicadas ao controle:
1)
Principio de Garantia de Objetivo:O controle
deve contribuir para o alcance dos objetivos, identificando e localizando as
falhas ou distorções existentes nos planos indicando as correções a serem
feitas para que se alcancem os objetivos.
2)
Principio da Definição dos Padrões:O controle
deve ser baseado em padrões objetivos, ou seja, de desempenho e de qualidade,
objetivamente colocados e precisamente estabelecidos.
3)
Princípio da Exceção:O
administrador deve preocupar-se mais com as coisas que andam mal, ou seja, os
desvios importantes do que com as situações normais, concentrando os esforços
de controle para os desvios e as exceções.
4)
Princípio da Ação:O principio
deve indicar providencias para a correção dos desvios identificados, sendo que
ele só se justifica quando proporciona esse tipo de ação para as falhas
apontadas.
Está
diretamente ligado ao planejamento, nesta função devem ser avaliados os
progressos da empresa em seus objetivos e feitas as devidas correções (ação
corretiva)para garantir que os resultados sejam satisfatórios, os principais
pontos da função de controle são:
1. Necessário
para medir e avaliar o desempenho organizacional.
2. Dinâmico
e contínuo.
3. Engloba
todas as vertentes da organização.
Todas as informações foram retiradas dos seguintes sites:
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