Você sabe o que significa Receita e Lucro?

Bom dia!

 Nessa postagem falaremos sobre os conceitos de Receita e Lucro, ambos os conceitos são muito utilizados tanto na contabilidade quanto no setor financeiro.


Receita 

É a entrada de elementos para o ativo em dinheiro ou direitos a receber, correspondentes, à vendada de produtos ou prestação de serviços de uma empresa.

Segundo o FIPECAFI (2010), a receita é um fator fundamental para uma correta mensuração de desempenho de uma empresa, é o item de maior importância nas demonstrações financeiras.

De acordo com o CPC 30 (2009), a principal questão da receita é determinar o momento oportuno do seu reconhecimento. Engloba as receitas e os ganhos, que surgem de transações da entidade e podem ser nomeadas de diversas formas, como vendas, honorários, juros, etc. 

Receita bruta: É o valor que se obtém ao vender um produto ou prestar um serviço, também pode vir de imóveis que a empresa tenha que estejam alugados ou também de aplicações financeiras.

Receita líquida: É o valor que se tem ao vender produtos ou pela prestação de serviços com deduções de impostos sobre a venda do produto (ICMS) ou prestação do serviço, com descontos concedidos e devoluções de venda.


Lucro

É o valor que se obtém pela atividade econômica que a empresa exerce, podendo seu resultado ser lucro ou prejuízo. 


  • GUERREIRO (1991,p.6) define o lucro como “o resíduo derivado do confronto entre a receita realizada e o custo consumido"



  • Adam Smith, na obra The Wealth of Nations (1776), foi o primeiro a definir lucro como quantia a ser consumida sem prejudicar o capital, incluindo tanto o capital fixo quanto o capital circulante.

Lucro bruto: É o valor que se obtém ao subtrair a receita líquida da empresa por custos com a produção da mercadoria ou prestação de serviço.

Lucro operacional: É o valor obtido exclusivamente pela operação da empresa, subtraindo custos administrativos, comerciais(salários dos vendedores, comissão, etc) e operacionais (frete, aguá, luz, telefone, energia, etc) mais receitas operacionais, antes do pagamento de tributos que não incidam sobre a venda.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Natura Cosméticos S.A.

Funções Administrativas: Controle

Funções Administrativas: Planejamento