Funções Administrativas: Organização

Dando sequencia ao post anterior, falaremos nessa postagem um pouco sobre a segunda função administrativa que é a Organização.

Organização como função administrativa é o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração. Unidade ou entidade social, onde as pessoas interagem entre si para alcançarem objetivos.Envolve a divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades.

As organizações podem ser formais e informais. Uma organização formal é planejada e estruturada seguindo um regulamento interno. Já as organização informais são as relações geradas espontaneamente entre as pessoas, resultado do próprio funcionamento e evolução da empresa. Nesse post focaremos nas organizações formais.  

As principais características da organização são: 1- Divisão de trabalho ou tarefas (determinar o trabalho e as funções de cada um dentro de uma organização)
 2- Especialização ( execução de tarefas especificas, as quais são necessarios conhecimentos a mais para sua realização)
3- Hierarquia (O principal foco da Hierarquia é o direcionamento, gerencia, coordenação ou interligação do trabalho)
4- A distribuição da Autoridade e das responsabilidades
5- Racionalismo da Organização Formal ( fazer com que os seus membros se comportem racionalmente, isto é, de acordo com as normas lógicas de comportamento prescritas para cada um deles)

Agora vamos falar sobre os 3 tipos básicos de Estruturas Organizacionais
1- Organização linear: É a estrutura organizacional mais simples e antiga, ela é baseada na hierarquia linear, ou seja, a autoridade tem poder absoluto. 
2- Organização funcional: É divida por setores e funções. À medida que as empresas crescem e o seu ambiente se torna mutável e competitivo e a organização funcional tem a flexibilidade nescessaria para que isso aconteça.
3- Organização Linha-Staff: Basicamente ´"staff" quer dizer assessoria, ou seja, prestação de serviços especializados e de consultoria técnica, influenciando indiretamente o trabalho dos órgãos de linha por meio de sugestões, recomendações, consultoria, prestação de serviços como planejamento, controle, levantamentos, relatórios etc. 
                                                                             
Como podemos ver, a tarefa de organizar pode ser vista como montar um time: dado um grupo de pessoas e uma meta comum, qual é o melhor papel para cada indivíduo e como as responsabilidades devem ser divididas. E é de extrema importância para os administradores. 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Natura Cosméticos S.A.

Funções Administrativas: Controle

Funções Administrativas: Planejamento